Chat with us, powered by LiveChat

Como se tornar um professor profissional de música?

Não existe uma formula perfeita que leve alguém a se tornar um professor diferenciado de guitarra, mas, sem enrolação, vou explicar o caminho que segui e como você pode ter acesso a tudo isso e começar a trabalhar com este conteúdo de forma imediata.
Já estudei com centenas de professores diferentes ao longo dos meus quase 30 anos tocando guitarra. Já passei por professores de bairro, escolas na capital, até me formar em 2008 na Berklee College of Music de Boston.
Já estudei com grandes músicos didaticamente desorganizados e quando eu chegava em casa eu me perguntava. O que vou estudar hoje, amanhã e depois?
Também já estudei com professores aparentemente organizados, mas que a proposta didática oferecida era meramente mecânica, pouco musical e pouco libertadora.
Existem muitos músicos extraordinários que aprenderam no peito e na raça. Seus processos de aprendizado são muito pessoal e, muitas vezes, difíceis de serem organizados e passados adiante.
Por outro lado, é difícil confiar num professor de música com pouca experiência prática, ou seja, você não pode ensinar algo que nunca fez parte da sua realidade, tal como é difícil repartir um processo de aprendizado que foi, quase sempre, subjetivo e unicamente empírico.
Quando iniciamos nosso aprendizado musical, normalmente nosso interesse maior é simplesmente em tocar e nos conectar emocionalmente com a música. Esse sentimento nunca pode ser perdido, mas para aqueles que possuem um interesse em ensinar é necessário ter alguns pontos muito bem elaborados.
Como professor você precisa entregar cronograma, conteúdo, rotina, proporcionar um grupo de fomento, entre outras coisas, mas por hoje vamos ficar nestes 4 pontos.
.
1) Cronograma: Se você aprende por um cronograma, posteriormente você precisa apenas replicar este cronograma com seu aluno. O cronograma é o que você precisa cobrar e ensinar na semana 01 até a semana 100, ou seja, o cronograma são os capítulos semanais.
2) Conteúdo: O conteúdo é exatamente o material que estará neste cronograma semanal. Como apresentar ao aluno o conteúdo e deixar claro a prática diária, quais os objetivos a perseguir e etc.
3) Rotina: Como cruzar as semanas ao longo do caminho, aprendendo assuntos novos e vivenciando assuntos antigos? O quanto o aluno estudará de guitarra, harmonia, percepção, improvisação, como estes assuntos serão divididos ao longo dos dias?
4) Grupo de fomento: O professor pode providenciar aos alunos a interação necessária para que ele vivencie música com outras pessoas, para que o aluno esteja pensando e debatendo sobre música, ou seja, é necessário ser um agente estimulador. Na nossa escola virtual temos um grupo no WhatsApp de fomento com todos os alunos e professores onde debatemos, analisamos os vídeos e áudios dos alunos, entre outras coisas. Na escola presencial temos um lounge e constantemente realizamos pocket shows dos alunos
.

Na Starling Academy of Music temos todo o conteúdo de 2 anos de classes apostiladas, isso garante que todos os professores sigam o mesmo cronograma, ensinem a mesma metodologia, com o mesmo conteúdo. Isso, também, dá ao aluno a garantia de que ele tem um script para seguir em casa, isso evita aquele sentimento que narrei no inicio: “O professor toca muito, a aula foi bacana, mas o que eu vou estudar hoje e amanhã?
Cada aluno tem um sonho com a música e o professor deve ajudar o aluno a realizar este sonho, portanto, estas ferramentas são ótimas para que você possa ter a liberdade de sair e retornar ao script.
Se você tem interesse em se tornar um professor profissional com certificado, fica aqui o convite para você conhecer, tanto nossa escola presencial no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, quanto virtual para todo o mundo.

0 responses on "Como se tornar um professor profissional de música?"

Deixe sua mensagem

Starling Academy of Music

Idealizada pelo músico Mateus Starling, uma das maiores referências na área da didática musical do Brasil, formado pela prestigiada Berklee College of Music de Boston com honras, a Starling Academy of Music usa os conceitos mais inovadores no ensino da música e tecnologia.

Avenida das Américas, 297, Loja 106 F, Barra da Tijuca Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

+55 (21) 3649-5095

CNPJ: 22.175.693/0001-96

Formas de Pagamento

Planos Parcelados
Pagamentos Recorrentes
Boleto Bancário
Cancelamento em 1 Clique

Redes Sociais

COPYRIGHT © 2019, Starling Academy of Music
Managed by Verbo Media
Top