fbpx

Restringir para Expandir

Restringir para Expandir

 

Aprendi esta frase com um dos maiores professores da Berklee chamado Hal Crook.
Ele dizia que para expandir é necessário restringir.

Quando falamos na prática de escalas, arpejos, voz guia e etc por região, estamos falando em restrição.
Forçar o músico a enxergar tudo o que precisa em uma região o força a eliminar as obscuridades.
Quantas vezes você parou de tocar em uma região do braço porque você não conseguiu ver a escala, o arpejo ou a escala naquela região?

Quando não restringimos, voltamos sempre para os lugares de conforto, dos modelos mais fáceis, os acordes sem inversão, as conexões mal feitas, enfim, você deixa de experimentar novas sonoridades e cacoetes que só funcionam em locais específicos.

Você precisa se acostumar a restringir logo no início, nas coisas mais simples, tal como pentatonicas e tríades, depois se torna natural, pois se transforma em uma mudança de mentalidade.

Por isso sempre digo para que vocês confiem em nosso conteúdo e cronograma, porque, sem perceber, você já estará dominando estas ferramentas.

Curta o processo.

Conte conosco nesta caminhada.
Mateus Starling


Novidades da Semana

Fizemos uma atualização no curso de Percepção Berklee 2. Acrescentamos 15 semanas de classes express e até o final da semana teremos muito mais. Todos as aulas das semanas estão nomeadas informando o assunto que está sendo abordado ou a página da apostila em questão que está sendo abordada na aula, tudo isso para poder tornar a navegação pelas aulas mais amigável para o aluno!

 


Não Viu Ainda?
(Cursos que achamos importantes e muitos deixam passar)

 

A prática da leitura junto ao instrumento é algo muito comum ao instrumentista de sopro ou pianista por exemplo, dificilmente você vai encontrar um violinista que não lê uma partitura por exemplo. Infelizmente essa não é a mesma realidade quando falamos da guitarra por exemplo, muitos guitarristas enfrentam esse problema de não conseguir ler uma partitura.

Pensando nisso nosso diretor e professor Mateus Starling desenvolveu o curso de leitura para guitarristas. Com 10 estudos em playalongs, mais de 10 PDF’s com peças para o estudo de leitura e aproximandamente mais 60 minutos de aulas falando sobre leitura de acordes, leitura na prática e como desenvolver a leitura para tocar no instrumento.