fbpx

Menos é Mais.

Mitch Gritlet

28 de janeiro de 2020

Responsive image

Menos é Mais (quase sempre…)

 

 

Miles Davis foi uma das figuras mais icônicas na música popular de todos os mundo, um músico que moldou a maneira de improvisar e de liderar bandas. Entrar na banda do Miles Davis era garantia de fama eterna.

Miles cunhou uma frase que tomou uma proporção gigante quando disse: “Menos é mais”.

Talvez a maior revolução proposta por Miles Davis tenha sido o rompimento com as harmonias complexas e a maneira de tocar ultra densa dos músicos de bebop, ou seja, era muita nota para um ouvinte comum compreender.

Miles Davis ficou conhecido por suas notas alongadas, pelos buracos deixados no meio dos improvisos, pela surpresa dos seus ataques.
O menos é mais de Miles Davis não se resume a si mesmo ou apenas a música. Picasso ao longo dos anos foi tirando a complexidade de seus traços por outros mais simples.

Certa vez Steve Jobs disse: “É preciso trabalhar duro para deixar seu pensamento limpo e tonár-lo simples.”
Nassin Taleb escreve em seu livro Antifragil que a simplicidade é muito mais eficaz do que a complexidade.

Você pode continuar buscando tocar muitas notas, tocar acordes complexos e, na verdade, estes grandes nomes acharam a simplicidade depois de ter por um árduo processo de introspecção.

Só estou escrevendo esta mensagem para dizer que esta tudo bem em tocar muitas ou poucas notas, o seu valor não estará nisso, mas sim na verdade daquilo que você faz.

Toque muito ou pouco se isso é o que você quer transmitir, mas não faça isso porque outras pessoas estão fazendo ou esperam que você seja capaz de fazer.

Conte conosco nesta caminhada.
Mateus Starling


Não Viu Ainda?
(Cursos que achamos importantes e muitos deixam passar)

 

Outside, um tema que muitos tem dúvida do que é de como aplicar ao seu vocabulário na hora de improvisar.

Se desenvolver a habilidade de tocar dentro e fora da tonalidade adicionando uma sonoridade mais moderna, ácida e inovadora é algo que você sempre buscou, essa classe vai te ajudar em todo o caminho do seu estudo, com exercícos, dicas, conceitos, dezenas de frases analisadas dentro de vários estilos, Rock, Jazz, Fusion, Funk e Blues.