fbpx

Dicas para estudar música.

Muitos estudantes de guitarra e de música desistem ou ficam desmotivados ao longo da caminhada.

Isso acontece por fatores diferentes, mas no inicio, quase todas as informações e dicas nos tiram da inércia, portanto, sair do zero para algum lugar é mais fácil do que progredir nos estudos de forma contínua.

Em alguns momentos nos deparamos com um teto de bronze que parece intransponível, por tanto, sem maiores introduções, vou deixar algumas dicas que uso com meus alunos na Starling Academy of Music para que você tenha uma evolução constante.

1)      Tenha sempre um objetivo em mente quando for estudar seu instrumento. Não toque sem propósito. Você precisa estudar de forma deliberada, portanto, pegue o instrumento para trabalhar alguma necessidade. Pode ser um problema técnico, uma escala, um acorde, uma progressão, enfim, você precisa ter uma prática propositiva e não aleatória.

2)      O segundo ponto é uma extensão do primeiro. Tenha um cronograma e um conteúdo adequado ao seu nível e ao seu anseio musical. Vivemos na era da informação, mas muitas pessoas se sentem perdidas no emaranhado de conteúdo despejado sobre nossas vidas diariamente. Por isso é importante ter um cronograma que avance progressivamente e um conteúdo que acompanhe exatamente este cronograma. Cronograma e conteúdo precisam estar juntos e serem uma constante na prática diária do músico. Não utilize um cronograma e um conteúdo que não seja adequado ao seu nível.

3)      Tenha uma audição de qualidade, ou seja, ouça música de forma crítica, observando os detalhes. Tente tocar junto com os álbuns, tirar música de ouvido ajuda, não somente no desenvolvimento do ouvido musical, mas também é uma maneira de desenvolver um vocabulário musical prático. Nenhum músico constrói algo do zero, todos precisamos de referências, portanto, quanto mais música você ouve, quanto mais música você transcreve, maior o seu acervo de influências, inclusive, ao longo das décadas esta tem sido a principal ferramenta de desenvolvimento musical.

4)      Foco: Por mais que você tenha pouco tempo para estudar, tente ficar 100% focado enquanto estiver estudando. Procure um canto afastado de outras pessoas, do barulho e das demandas da vida, tenha seu tempo de qualidade com o instrumento.

5)      Tenha constância: Procure estudar todos os dias, mesmo que seja apenas 20 ou 30 minutos. Se este tempo é de qualidade e se você consegue manter uma constância de 5 ou 6 dias na semana, então eu posso te assegurar que sua evolução esta garantida. Obviamente se o seu objetivo é se tornar um músico de alta performance é claro que você precisará imergir algumas horas por dia nos seus estudos.

6)      Seja coerente com a sua realidade, ou seja, se você tem pouco tempo para estudar, tem várias outras responsabilidades, se você é apenas um hobista, então não se cobre como um profissional. Colocar metas irreais gera ansiedade que nos leva a desistir.

Já conhece nossa escola presencial e virtual? www.StarlingAcademy.com.br

Quer conversar agora pelo whatsapp e tirar todas as suas dúvidas: (21)3649-5095

0 responses on "Dicas para estudar música."

Deixe sua mensagem

Starling Academy of Music

Idealizada pelo músico Mateus Starling, uma das maiores referências na área da didática musical do Brasil, formado pela prestigiada Berklee College of Music de Boston com honras, a Starling Academy of Music usa os conceitos mais inovadores no ensino da música e tecnologia.

Avenida das Américas, 297, Loja 106 F, Barra da Tijuca Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

+55 (21) 3649-5095

CNPJ: 22.175.693/0001-96

Formas de Pagamento

Planos Parcelados
Pagamentos Recorrentes
Boleto Bancário
Cancelamento em 1 Clique

Redes Sociais

COPYRIGHT © 2019, Starling Academy of Music
Managed by Verbo Media
Top