fbpx

Guitarra 3

O guitarrista Mateus Starling, diretor da Starling Academy of Music, formou-se com honras pela Berklee College of Music em 2008. Lançou 3 albuns solo, foi citado pela crítica internacional várias vezes como um músico único e inovador, escreveu para revistas especializadas e, ao longo destes anos, tem formado diversos músicos que hoje são referência no mercado.

Neste terceiro volume, de uma série de 4 volumes (cronograma de 2 anos), se cobre o equivalente ao quinto e sexto semestres dos testes de proficiência da Berklee, entre outras surpresas, com um intensivo de 22 semanas (7 meses) com aulas de duração de cerca de 50 minutos cada. Além dos vídeos o material acompanha apostila e playbacks para prática. O que é exposto neste módulo?  

1- Escala menor melódica em 12 tonalidades, 5 shapes em 12 tonalidades, mantendo o ciclos em regiões estáticas.

2- Arpejo tipo Xm7M e X7M(#5) em 12 tons 4 e 5 shapes em 12 tonalidades, mantendo o ciclos em regiões estáticas.

3- Sobreposição de tétrades no campo harmônico da escala menor melódica

4- Os 7 modos da escala menor melódica sem mistério com aplicações práticas

5- Uso de blocos de tétrades para gerar tensão e sobrepor nos modos da escala menor melódica.

6- Escala de tons inteiros e aplicação.

7- Acordes com tensão

8- Harmonia quartal e inversões.

9- Blocos quartais na menor melódica com uso harmônico e melódico.

10- Escala menor harmônica.

11- Os 7 modos da escala menor harmônica sem mistério e aplicações práticas

12- Escala diminuta e aplicação em acordes, progressões músicas.

13- Escala dominante diminuta (dom dim) e aplicação

14- Arpejo diminuto em tétrade em 4 modelos e 12 tonalidades.

15- Acordes tipo drop2 em todos os tons e inversões nas qualidades Xm7M, X7M(#5), X7M(b5), m7(#5), X7(b5)

16- Acordes com tensão (outras possibilidades) em todas inversões e tonalidades: X7M(9), X(6,9), Xm7(9), X7(9,13), X7(b9,b13), X7(b9), X7(9,b13), X7(#9).

17- Drop3 com tensão em 4 modelos e em todas as tonalidades e inversões: X7M(#5), X7(13), X7(#11), X7(#9)

Ementa

  • Guitarra 3 – Apostila completa
  • 5 Níveis de Escala – Acorde Menor
  • Escala menor melódica em 12 tons
  • Arpejos da menor melódica em 12 tons
  • Modos da menor melódica
  • Modo Mixo #11
  • Modos dominantes da menor melódica
  • Modo Mixo bVI da menor melódica
  • Escala alterada
  • Modo Mixo #11 – continuação
  • Tétrades dominantes – Parte 1
  • Tétrades dominantes – Parte 2
  • Acordes na escala alterada – Parte 1
  • Acordes na escala alterada – Parte 2
  • Acordes na escala alterada (continuação) – Parte 1
  • Acordes na escala alterada (continuação) – Parte 2
  • Modo Mixo b6
  • Modo Lídio Aumentado
  • Aplicação dos modos da menor melódica nas progressões
  • Modo lócrio
  • Sobreposição de tétrades da menor melódica
  • Sobreposição de tétrades da menor melódica (Continuação)
  • Escala de tons inteiros
  • Acordes com tensão 9 ou b9
  • Harmonia quartal
  • Harmonia quartal – Continuação (Parte 1)
  • Harmonia quartal – Continuação (Parte 2)
  • Harmonia quartal – Continuação (Parte 3)
  • Escala menor harmônica na guitarra
  • Modos da menor harmônica – Mixo b9 b13
  • Progressões 2 5 1 na menor harmônica
  • Progressões 2 5 1 na menor harmônica – Parte 2
  • Modo super lócrio bb7
  • Modos dórico #4 e iônico #5
  • Escalas diminuta e DOM DIM na guitarra
  • Acordes e arpejos com sexta
  • Acordes e arpejos com a quinta alterada
  • Tétrades m7(#5)
  • Mix de escalas
  • Review de drop2 e drop3
  • Tétrades com sétima maior e nona na guitarra
  • Tríades abertas e fechadas – Out sides no Blues
  • Considerações finais sobre drop3
  • Matéria para a prova
  • Teste final Guitarra 3